Com a implementação de uma central de cogeração/ trigeração, o Hospital de Santa André em Leiria vai conseguir diminuir 30% no consumo energético, o que corresponde a 1,5 milhões de euros, nos próximos 10 anos.
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do HSA, sublinha que “a cogeração é uma tecnologia interessante porque garante economias de energia substanciais”.
O administrador afirma: “no HSA juntámos à utilização directa do calor a produção de frio através de chillers de absorção, fundamental para a climatização, conseguindo então um sistema de trigeração”.
Esta central representa um investimento de 2,7 milhões de euros, suportados na íntegra pelo Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), e será gerida em parceria entre esta empresa e o HSA, sendo que depois o equipamento e todas as estruturas anexas reverterão para o hospital a custo zero.
De acordo com o estudo apresentado pelo SUCH, esta nova infra-estrutura permitirá diminuir anualmente 900 toneladas de CO2 libertados para a atmosfera, e poupar cerca de 124.000,00 euros no primeiro ano, um total de 1,5 milhões de euros em consumo de energia no período do contrato.
Além dos benefícios energéticos, a cogeração tem também significativos benefícios ambientais, porque possibilita a utilização de tecnologias eficientes, reduzindo os consumos energéticos globais, e diminuindo as emissões de CO2. «Este projecto garante ganhos muito substanciais em termos ambientais, o que é um grande passo para nos tornarmos, cada vez mais, um hospital amigo do ambiente», refere o presidente do CA do HSA.
p> |  |
|